Notícias /


IBGE registra maior expansão de domicílios conectados na área rural

Levantamento aponta que 41% das casas já possuem acesso à internet. Nas áreas urbanas a taxa chegou a 80%

A área rural do país está mais conectada, de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE, parte das coletas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). De 2016 para 2017, o número de domicílios com acesso à internet pulou de 33,6% para 41%. Foi o maior registro de expansão. Na área urbana, a conectividade chega a 80,1% (em 2016 era 75%).

Mesmo assim, a situação ainda tem que melhorar muito. Na zona rural 21% dos entrevistados afirmaram não ter internet por falta de disponibilidade na região. Nas áreas urbanas, o índice foi de apenas 1,2%. A porcentagem de mulheres que acessaram a Internet (41,9%) continuou maior que o de homens (36,3%) nas áreas rurais.

O levantamento do IBGE também mostra que o Brasil ganhou 10 milhões de novos usuários em apenas um ano. O grupo dos idosos foi o que registrou maior crescimento. O celular é o principal aparelho usado para acessar a internet, enquanto o uso dos microcomputadores caiu, assim como o de tablets. A principal finalidade do uso é acessar aplicativos de mensagens e redes sociais.

Ainda existe uma parcela significativa da população, de 39,4 milhões de pessoas, que não tem celular. O preço dos aparelhos (25,7%), a possibilidade de usar o celular de outra pessoa (23,2%), falta de interesse (21,3%) e o desconhecimento sobre seu funcionamento (19,4%) foram os motivos alegados por quem não tem um smartphone em casa.