Maior produtor de ovos do Brasil lança versão alternativa feita à base de ervilhas
O “N.ovo”, produzido pelo Grupo Mantiqueira, chegará aos mercados do país em dois meses
Enquanto nos Estados Unidos diversas startups colocam no mercado suas versões alternativas de ovos, por aqui o consumidor interessado em versões à base de vegetais não tinha nenhuma opção disponível. Em breve, a situação está prestes a mudar. O Grupo Mantiqueira, maior produtor de ovos da América do Sul, acaba de lançar o N.ovo, seu ovo alternativo.
A empresa está trabalhando nesse produto há cerca de dois anos. A informação de que ele estava prestes a sair foi dada em primeira mão por Leandro Pinto, sócio-fundador da Mantiqueira, em entrevista da série Plant Talks, da Plant Project.
O principal ingrediente do N.ovo é o amido de ervilha. Totalmente feito com vegetais, ele será comercializado em caixas iguais àquelas de ovos de galinha. Mas a versão alternativa vem em pó, acompanhada de um medidor e um guia de medidas. Ele precisa ser diluído em água e poderá ser usado em receitas de bolos, panquecas e massas. Só não dá para preparar ovos mexidos, omeletes ou ovos fritos. Uma outra versão, capaz de servir como substituto para todas as ocasiões, ainda está em teste.
Em entrevista ao StartAgro, Amanda Pinto, gerente de planejamento e comunicação do Grupo Mantiqueira, diz que a empresa acompanha há tempo o crescimento do mercado de proteínas alternativas, adequadas tanto aos consumidores que optaram por uma dieta vegana quanto por aquelas que possuem algum tipo de alergia aos ovos de galinha. Por isso, trabalhou em parceria com a Good Food Institute (GFI), organização americana que promove alternativas à agricultura tradicional, para desenvolver o N.ovo.
Lançado durante a Super Rio Expofood, evento dedicado ao varejo do setor alimentício, o produto ainda demorará cerca de dois meses para chegar às gôndolas dos supermercados. Mas a empresa afirma estar pronta para atender a demanda. Ele será oferecido a todos os clientes que já compram os ovos do Grupo Mantiqueira – e, de acordo com Amanda, todos aqueles que conheceram o N.ovo manifestaram interesse pela novidade.