Maneje Bem vence competição de startups da Ambev
Agtech oferece soluções para pequenos produtores rurais
A startup Maneje Bem, responsável por desenvolver soluções voltadas à agricultura familiar, foi a grande campeã do Demo Day, evento promovido pela aceleradora da cervejaria Ambev. Além de receber R$ 25 mil para acelerar o projeto, a startup participará do evento Pacto Global, da ONU, em Nova York.
O Demo Day, assim como o programa de aceleração, fazem parte da Plataforma 100+, que promove ações de impacto positivo na sustentabilidade pelos próximos 100 anos. A seleção das startups que participaram da aceleração e do evento de pitches levou em conta a natureza das soluções, que devem passar pelos negócios da cervejaria, e seu potencial sustentável. Foram apresentados projetos de agricultura, gestão de água e soluções para embalagens.
Fundada pela engenheira agrônoma Caroline Luiz Pimenta e pelas biólogas Juliana Mattana e Juliane Blainski, a Maneje Bem, de Florianópolis, oferece uma rede social gratuita aos produtores. O objetivo é fomentar a agricultura sustentável e melhorar a qualidade dos produtos cultivados. Os interessados podem contratar uma assessoria, com preços por minuto, para resolver problemas com irrigação e adubação, doenças e pragas e obter diagnósticos para a lavoura. Até 2030, a startup pretende ajudar 200 mil produtores.
Além da Maneje Bem, as outras agtechs selecionadas pela aceleradora da Ambev foram AgroSmart e SensalOtech. Ambas oferecem soluções em agricultura de precisão.