Marfrig lançará hambúrguer vegetal em parceria com a ADM
A Marfrig Global Foods, maior produtora de hambúrgueres do mundo, anunciou sua entrada no mercado das proteínas alternativas à base de vegetais. Em parceria com a Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores processadoras agrícolas e fornecedoras de insumos do mundo, ela vai produzir um hambúrguer vegetal que chegará ao mercado brasileiro até o final deste ano.
De acordo com o anúncio, a ADM será responsável por fornecer a matéria-prima e a Marfrig vai fabricar e distribuir os produtos. O hambúrguer será inicialmente vendido em canais food service, ou seja, em restaurantes e lanchonetes. Posteriormente, uma versão será oferecida no varejo. A produção terá início na unidade da Marfrig em Várzea Grande (MT).
A parceria mostra uma mudança na estratégia: de produtora de proteína animal, a Marfrig passa a produtora de proteína. É preciso estar atento ao que o mercado consumidor deseja e estar pronto para atender a demanda por proteína, seja ela qual for. O caso é semelhante ao do Grupo Mantiqueira, maior produtor de ovos do Brasil, lançou neste ano o N.ovo, uma alternativa à base de amido de ervilha. Vendido em pó, ele pode ser usado em qualquer receita como substituto aos ovos de verdade.
Leia mais:
– Como as proteínas alternativas conquistaram os carnívoros e lançaram as empresas em uma corrida bilionária
– Fazenda Futuro recebe aporte e é avaliada em US$ 100 milhões
– Maior produtor de ovos do Brasil, Grupo Mantiqueira lança versão alternativa à base de ervilha
O interesse pelas proteínas “plant based”, como são chamadas as alternativas feitas à base de vegetais, começou como uma curiosidade e agora é uma realidade de mercado. O tema foi abordado em reportagem da edição mais recente da Plant Project. As startups pioneiras desse segmento, a Beyond Meat e a Impossible Foods, se tornaram potências. E inúmeras concorrentes estão surgindo, oferecendo todo tipo de produtos, de linguiça a nuggets e coxinhas de frango. Grandes companhias do agro nos Estados Unidos estão preparando suas opções. E como a exportação está nos planos da empresa, ela se prepara para brigar com gigantes do setor.
Contar com a ADM e sua grande capacidade de fornecimento de insumos é uma grande vantagem para a Marfrig nessa disputa. As food techs já sofreram com matéria-prima insuficiente para dar conta da demanda. Tanto que o Impossible Whopper, a versão vegetal do clássico lanche do Burger King, será oferecido inicialmente de maneira limitada nas 7.200 unidades da rede. Analistas de mercado acreditam que é um teste para saber se a Impossible Foods dará conta de fornecer hambúrgueres suficientes.