McDonald’s compra startup Dynamic Yield por US$ 300 milhões
Empresa de Tel Aviv permite customização da experiência dos consumidores
Em sua maior aquisição desde 1999, quando comprou a rede de restaurantes Boston Market (posteriormente vendidos em 2007), o McDonald’s fechou um contrato para assumir o controle da startup israelense Dynamic Yield. O valor ainda não foi oficialmente divulgado, mas a Wired afirma que a oferta foi de US$ 300 milhões.
A Dynamic Yield oferece uma tecnologia de inteligência e análise de informações. A startup tem mais de 300 clientes de setores variados, mas o princípio de sua solução é o mesmo: usar IA e machine learning para analisar dados e personalizar a experiência dos consumidores.
O McDonald’s atende 68 milhões de pessoas todos os dias, e a maior parte delas faz seu pedido pelo drive thru. Nos últimos tempos, a rede tem adotado mais tecnologia em seus displays de menu, que mostram apenas uma parte das ofertas disponíveis. Com o sistema da Dynamic Yield, o objetivo é potencializar as sugestões de compras. Em um dia mais agitado, esses displays vão sugerir lanches de preparo mais rápido, como forma de desafogar a fila. Em um dia mais lento, sugeriria lanches mais complexos. O algoritmo, ao entender que em determinada hora uma lanchonete recebe pedidos do McLanche Feliz, vai sugerir também uma tortinha ou um refrigerante para os pais que estão comprando hambúrgueres para os filhos, e assim por diante.
Mesmo após registrar um lucro líquido de US$ 6,2 bilhões em 2018, o McDonald’s não desembolsaria US$ 300 milhões apenas para fazer um upgrade em seu sistema de drive thru. A expectativa da companhia é usar a tecnologia da Dynamic Yield de diversas maneiras, inclusive nas cozinhas e em sistemas de pagamento online, mas tudo aos poucos. Primeiro, vão adotar o sistema em 1000 unidades nos próximos três meses. Eventualmente, ele será aplicado nas 14 mil lojas nos Estados Unidos – e só depois seguirá para outras partes do mundo.
A compra da startup é vista por analistas como o passo mais importante de uma transformação tecnológica pela qual o McDonald’s vem passando. Desde que o CEO Steve Easterbrook assumiu a companhia em 2015, diversos investimentos em infraestrutura vem sendo feitos, sempre com foco na inovação. Além dos displays digitais, a rede lançou um aplicativo e fechou uma parceria com a Uber Eats. Até mudou sua sede há menos de um ano, passando dos subúrbios de Chicago para a badalada região de West Town, em um movimento que visa atrair jovens talentos.
Fundada em 2011, a Dynamic Yield tem escritórios em Nova York e Tel Aviv. Mesmo após a aquisição ela continuará oferecendo sua tecnologia a outros clientes, entre eles a rede de lojas de móveis Ikea, a franquia de roupas Urban Outfitters e as lojas de cosméticos Sephora. “Acho que nossos consumidores vão se beneficiar dessa mudança de várias maneiras. Uma delas é tirar da mesa o risco envolvendo uma startup”, afirmou o CEO, Liad Agmon, a Wired.