Mundo AgTech: edição de 14 de fevereiro
Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo
Uma nova rodada de recursos para a Small Robot Company
A agtech inglesa Small Robot Company é um case muito interessante. Desde sua criação, em 2018, a empresa manteve uma relação próxima com agricultores tanto para testar seus robôs, projetados para substituir grandes tratores em algumas funções na lavoura, quanto no momento de captar recursos. Noticiamos aqui no StartAgro quando a startup conseguiu £ 1 milhão em uma campanha de financiamento coletivo. Agora, a agtech conseguiu outros £ 2,1 milhões usando o mesmo método de equity crowdfunding. A rodada também contou com a participação de um fundo de investimentos, 7percent Ventures. Os recursos serão usados para colocar o robô Dick, responsável por aplicar defensivos em ervas daninhas, em testes no campo, e também para começar a produção de uma frota de robôs Tom, capazes de mapear pragas e ervas daninhas. A Small Robot Company já foi indicada para o AgFunder Innovation Awards, o “Oscar Agtech”.
Leia a reportagem na íntegra no The Spoon
A resposta indiana às fazendas verticais
Embora a Índia tenha um problema sério em oferecer verduras frescas, tanto por conta da maneira como elas são produzidas, com muitos químicos, quanto por conta da dificuldade dos produtores em levar sua produção aos pontos de venda de maneira rápida. Nesse cenário, pode parecer que soluções como fazendas verticais podem ajudar, mas a verdade é um pouco diferente. Não há escassez de terras e o custo de energia é muito alto. Para contornar esse dilema, a startup Clover desenvolveu um sistema de monitoramento de estufas que está ajudando produtores a obter resultados melhores. Eles garantem que cada estufa, instalada em áreas próximas a grandes centros urbanos, esteja funcionando da maneira adequada, e ajudam a vender as verduras em canais B2C e B2B. Recentemente, a agtech recebeu um aporte de US$ 5,5 milhões liderado pelo fundo de venture capital indiano Omnivore.
Leia o texto completo no AgFunder News
Kellogg’s lança sua linha de carne à base de plantas
Em setembro, a Kellogg’s anunciou que usaria sua marca MorningStar Farms para produzir ingredientes plant based. Agora, ela colocou no mercado a linha Incogmeato, com hambúrgueres de carne e frango produzidos sem animais. E já anunciou que em junho chegarão às prateleiras versões para salsichas, bem a tempo das comemorações do feriado americano de 4 de julho. O objetivo da companhia é competir com food techs já estabelecidas no mercado, como a Beyond Meat e a Impossible Foods. Desde outubro, ela já fez alguns testes com seus novos produtos: a Pizza Hut fez uma ação promocional com as linguiças em uma receita exclusiva.
Leia a reportagem completa no site da CNBC