Mundo AgTech /


Mundo AgTech: edição de 5 de julho

Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo

O agro na lista de inovação do Fórum Econômico Mundial

Divulgada anualmente, a lista Pioneiros da Tecnologia, elaborada pelo Fórum Econômico Mundial, relaciona empresas de estágio inicial ou em crescimento que apresentam soluções inovadoras para problemas prementes do mundo. Entre as 56 selecionadas, muitas delas com produtos que usam a inteligência artificial, estão quatro empresas do agro: Alesca Life, fabricante de sistemas de agricultura vertical; Full Harvest, responsável por um marketplace que conecta produtores e fabricantes de alimentos com o objetivo de reduzir o desperdício; ImpactVision, cuja tecnologia de machine learning reduz o desperdício na linha de produção; e a Inari Agriculture, uma fabricante de sementes.

Leia a reportagem completa no site AgEvolution

Comida à base de água, ar e eletricidade

A startup finlandesa Solar Foods desenvolveu uma proteína alternativa, conhecida como Solein, que é totalmente feita em laboratório, de maneira semelhante a uma cerveja. Microorganismos são colocados na água e alimentos pelo dióxido de carbono liberado por meio da aplicação de eletricidade. A proteína passa por um processo de secagem e pode ser usada como ingrediente em receitas. A empresa agora precisa de uma permissão para vender o alimento na Europa. O objetivo da Solar Foods é vender o equivalente a 50 milhões de refeições até 2021. Segundo eles, a Solein não é uma concorrente à agricultura tradicional, mas oferece uma opção aos consumidores.

Leia a reportagem do jornal inglês The Guardian

O futuro da Indigo

Uma das principais agtechs do mundo, a Indigo já foi tema de outras reportagens aqui no StartAgro. A empresa que começou oferecendo sementes se transformou em uma potência com inúmeras soluções para os produtores. Recentemente, Jennifer Betka, CMO da companhia, conversou com a equipe do AgFunder News. Na entrevista, ela fala sobre recentes parcerias, especialmente com a cervejaria Anheuser-Busch, e como agora grandes companhias estão divulgando não apenas seus produtos, mas a maneira como eles são feitos, destacando aspectos sustentáveis.

Ouça a entrevista na íntegra no site AgFunder News

Confira as edições anteriores da nossa seção Mundo AgTech