Mundo AgTech /


Mundo AgTech: edição de 7 de junho

Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo

Novos hábitos alimentares para os americanos

A tecnologia CRISPR já foi tema da reportagem de capa da revista Plant Project em fevereiro deste ano. Recentemente, o jornal inglês The Guardian também abordou o impacto que a tecnologia de edição genética está causando, especialmente no mercado americano. Depois que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmou que não vai exigir uma regulamentação específica para produtos editados pelo CRISPR (ao contrário da Europa), inúmeros fabricantes estão colocando novos produtos nas prateleiras. Apesar do potencial disruptivo, críticos afirmam que os pesquisadores ainda não têm a dimensão real dos efeitos colaterais da edição genética, já que ela é tão recente.

Leia o texto completo no site do The Guardian

Inovação agtech em Cingapura

O fundo de investimentos AgFunder, em parceria com a aceleradora australiana Rocket Seeder, inaugurou um novo hub de aceleração agtech e food tech, o GROW, em Cingapura. O objetivo é fomentar o ecossistema de inovação na região e tornar o país uma referência global em soluções envolvendo automação, robótica e proteínas alternativas. Além de dois programas anuais com três meses de dedicação, o GROW terá ainda diversas outras iniciativas, incluindo versões específicas para scale-ups globais interessadas em aproveitar as vantagens da vibrante economia de Cingapura.

Leia mais sobre a Grow no site AgEvolution

Drones garantem a qualidade do vinho

Embora a região de Fronton não esteja entre as principais produtoras de vinho da França, ela é pioneira na adoção de tecnologias de vanguarda para monitorar a qualidade de suas videiras. Produtores estão recorrendo aos serviços de startups como a Delair, especializada em usar drones para mapear propriedades. Versões customizadas dos softwares adotados permitem que os viticultores saibam a saúde de cada uva, evitando, por exemplo, a proliferação de bactérias phytoplasma. A Delair também tem oferecido seus serviços para a Hennessy, uma das principais fabricantes de conhaque do mundo.

Leia a reportagem na íntegra na Bloomberg

Confira as edições anteriores da nossa seção Mundo AgTech