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Nestlé propõe desafio de inovação para resolver o problema dos canudos de plástico

Iniciativa faz parte do lançamento da plataforma Henri@Nestlé no Brasil

A quantidade de plástico que acaba todos os anos nos oceanos é um dos grandes problemas ambientais de nosso tempo, e diversas startups e empresas têm tentado desenvolver soluções para resolvê-lo. “Decidimos atacar o problema por meio do canudo, transformando-o no agente de mudança do modelo mental de como as pessoas consomem plástico”, diz José Pereira, gerente de inovação da Nestlé no Brasil. Com essa proposta, a empresa lança no Brasil sua plataforma de inovação Henri@Nestlé, lançada originalmente em 2016 com o objetivo de propor desafios à comunidade de inovação.

Até o dia 7 de abril, qualquer empresa ou pessoa física pode submeter sua ideia por meio deste endereço. Cinco finalistas serão selecionados e a solução vencedora receberá 50 mil francos suíços de prêmio. “O valor é como um primeiro investimento na ideia”, diz Pereira. Após o teste prático da ideia, a Nestlé poderá firmar um acordo de transferência de tecnologia, ou consultoria, ou ainda fornecimento, com a empresa vencedora. “Tudo depende do tipo de solução apresentada”, afirma ele.

O lançamento do desafio faz parte da decisão da empresa de abolir todos os plásticos, sejam eles não recicláveis ou de difícil reciclagem, até 2025. Os canudos são um problema grave porque muitas vezes se perdem na cadeia de reciclagem. A Nestlé também coloca no mercado uma edição do Nescau Prontinho com canudos de papel, vendida em uma embalagem diferente, já que eles não podem ser colados em cada bebida como as versões de plástico.

Em outras partes do mundo a plataforma lançou desafios diferentes. Na África, pediu soluções para resolver o problema da desnutrição, e fechou uma parceria com a Tembo Education, empresa que fornece dicas de alimentação a famílias por meio de mensagens de texto via SMS e WhatsApp. Em outra parceria, fechada com a startup Kakaxi, conseguiu conectar os consumidores de cápsulas Nespresso aos produtores de café na Colômbia, mostrando práticas sustentáveis de cultivo.

A Henri@Nesté é uma das frentes de inovação da empresa. Além de um projeto de prospecção ativa, a companhia patrocina o programa Scale-Up de Alimentos e Bebidas, da Endeavor, em que 20 startups e food techs foram selecionadas para aceleração.

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