O agro e o Brasil na lista dos empresários mais criativos de 2019
Ranking é elaborado anualmente pela revista Fast Company
Todos os anos, a publicação americana Fast Company acompanha os líderes visionários capazes de mudar indústrias inteiras e fazer a diferença no mundo ao apresentar soluções inéditas. A lista reúne empreendedores de todas as áreas, como Tamer Hassan, fundador da White Ops, que ajudou o FBI a desvendar um enorme esquema de fraude em publicidade online. Separamos os brasileiros relacionados, além de destaques do agro, food tech e outras soluções na cadeia produtiva de alimentos. Confira:
Mariana Vasconcelos
A CEO e fundadora da Agrosmart é uma das brasileiras na lista. Filha de agricultores, viu que muitos produtores dependem da experiência e do conhecimento de vizinhos para tomar decisões no campo. Com as mudanças climáticas, ela decidiu levar informação e tecnologia para o campo.
Luke Sanders
O americano estava cansado de recorrer aos pacotes de salgadinhos ou aos lanches de redes de fast-food enquanto viajava pelos Estados Unidos. Para resolver o problema, criou a Farmer’s Fridge, um quiosque computadorizado que oferece saladas em potinhos de plástico. Hoje, já são 200 unidades em Michigan e Milwaukee, e a empresa tem planos de expandir a operação para o resto dos EUA.
Sara Mencker
Durante a paralisação do governo americano (que abordamos aqui no StartAgro), o departamento de agricultura dos Estados Unidos anunciou que atrasaria a divulgação do relatório anual que ajuda os produtores a tomar decisões. O atraso seria muito prejudicial, então Sara, fundadora da agtech Gro Intelligence, decidiu compartilhar os dados que coleta usando inteligência artificial, sensores e imagens de satélite.
Leia mais:
– Solinftec e Cargo X são premiadas no AgFunder Innovation Awards
– Como agtechs estão ajudando produtores americanos durante a paralisação do governo dos EUA
Steph Sherer
Baseado em Praga, o International Cannabis and Cannabinoids Institute (ICCI) foi criado por Steph para garantir que a maconha, atualmente legalizada para fins médicos em 35 países, fosse produzida de acordo com especificações técnicas, garantindo a efetividade, a segurança e a consistência dos produtos.
Fernando Machado
Outro brasileiro na lista, Machado é líder global de marketing do Burger King. Foi responsável por desenvolver, junto com sua equipe, o “Whopper Detour”, que mapeou um perímetro ao redor de 14 mil lojas do McDonald’s, oferecendo cupons de desconto em Whoppers e dando a direção para a loja do Burger King mais próxima do cliente.
Michelle Pfeiffer
A atriz lançou uma linha de perfumes, Henry Rose, vendida diretamente aos clientes finais. A grande mudança foi oferecer total transparência, com uma lista completa de ingredientes usados em cada uma das cinco fragrâncias iniciais, além da garantia de segurança e procedência de cada um deles.
Federico Vega
O fundador da Cargo X, empresa de São Paulo que já apareceu aqui no StartAgro em outras ocasiões, foi escolhido por ter colocado caminhoneiros em contato com empresários que precisam transportar cargas. E a empresa que começou como o “Uber dos Caminhões” hoje está construindo plataformas financeiras para resolver outras dores desses profissionais.
Tim Brooks
Durante 60 anos, a Lego produziu suas peças a partir de plástico derivado do petróleo. Brooks, vice-presidente de responsabilidade ambiental da empresa, começou a buscar alternativas e conseguiu lançar peças de plástico à base de plantas, extraído da cana. O objetivo da Lego é acabar com sua pegada de carbono até 2030.
Lisa Jackson
No papel de vice-presidente de iniciativas socioambientais da Apple, Lisa tem ajudado a empresa a combater as mudanças climáticas. Recentemente, a gigante da tecnologia afirmou que trabalha com 100% de energia renovável e investiu em um mangue de 11 mil hectares na Colômbia.
Kevin Lin
Pequenas lojas familiares são responsáveis por 50% de todos os bens de consumo embalados na China, mas elas representavam um negócio majoritariamente analógico até que Kevin Lin, vice-presidente do Alibaba Group, criou uma solução que digitalizou a cadeia e permite que os donos dessas lojas peçam seus produtos diretamente ao Alibaba, evitando preços extorsivos cobrados por intermediários.
Valerie Casey
Responsável por toda a área de design do Walmart, Valerie ajudou a rede de supermercados a combater a Amazon ao unificar a linguagem de seus serviços digitais e desenvolveu uma série de experiências presenciais nas lojas que têm cativado os consumidores.
Confira a lista na íntegra aqui.