O agro na feira de tecnologia CES 2020
Conhecida como o “Superbowl dos nerds”, a feira de tecnologia CES acontece anualmente em Las Vegas e dá início ao calendário de eventos do gênero. É conhecida pela enorme quantidade de gadgets futuristas que são apresentados – e que costumam ditar um pouco do que será discutido em termos de tecnologia ao longo do ano. Com a crescente importância desses equipamentos em nossas vidas, a feira passou a ser acompanhada por diversos setores.
É o caso do agro, que vem ganhando espaço na programação. A John Deere, por exemplo, fez sua estreia no evento em 2019 e vai aparecer novamente nesta edição. Um dos temas que apresentará é a redução no uso de defensivos na lavoura por meio da tecnologia.
Outro destaque é a participação da Impossible Foods, uma das principais food techs a levantar a bandeira das carnes à base de vegetais. A própria Impossible Foods se classifica como uma empresa de tecnologia – da mesma maneira que a Fazenda Futuro, brasileira que também oferece proteínas feitas com plantas.
Leia mais:
– O que o agro pode esperar da feira de tecnologia CES 2019
– O agro na Campus Party 2019
– A inovação agtech na Agrishow 2019
A programação de palestras aborda diversos temas relevantes para o setor. Na quarta-feira (8), representantes da Corteva Agriscience, John Deere e The Nature Conservancy vão discutir o ecossistema agtech e como os empreendedores do agro estão ajudando a solucionar problemas como as mudanças climáticas e o crescimento populacional. Na terça (7), outro painel será dedicado às iniciativas que mantém a cadeia de mantimentos resiliente, com participação de representantes da IBM Food Trust, da UPS e da Golden State Foods. Outras palestras falarão ainda de robôs que estão ajudando a limpar os oceanos e tecnologias disruptivas no combate às mudanças climáticas.
Agtechs também estarão presentes. A francesa MyFood, por exemplo, vai expor suas estufas portáteis, desenvolvidas para que os consumidores resgatem uma relação mais próxima com a comida em suas próximas casas. A Meatable é uma das food techs que desenvolve carne em laboratório a partir de células animais. A iniciativa francesa ClimateSeed, lançada pelo banco BNP Paribas, conecta empresas com iniciativas de redução de carbono. E a chinesa AgriTalk apresentará suas soluções de monitoramento com foco em agricultura sustentável.
A programação completa pode ser encontrada no site da CES 2020. Diversas palestras são transmitidas ao vivo.