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O FUTURO VERDE DO ETANOL NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTICA E HIDROGÊNIO

As novidades e tecnologias foram anunciadas na 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol e visam combater as mudanças climáticas e ressignificar o setor

 

A indústria automobilística brasileira tem se debruçado sobre o tema sustentabilidade nos últimos anos devido a dois fatores principais: o primeiro é, claro, a necessidade de se diminuir as emissões de CO2 vindas dos veículos à combustão que circulam pelo mundo; a segunda diz respeito à enorme aptidão do Brasil em ser o líder dessa revolução na fabricação e desenvolvimento de carros que minimizem a poluição gerada.

 

Veículos híbridos com energia elétrica e etanol

Uma das tecnologias mais pesquisadas e comentadas da atualidade, para carros menos poluidores, é a dos carros elétricos. Há, porém, um grande problema a ser enfrentado: em um mundo com uma crescente crise energética, estudos mostram que seria necessário dobrar a produção de eletricidade para sustentar a frota de carros que vem por aí. Neste contexto, o Brasil já trabalha com a possibilidade de utilizar a tecnologia do etanol para resolver este obstáculo.

A Volkswagen (VW), por exemplo, já havia anunciado em julho a criação de um centro de estudos e pesquisas para soluções energéticas baseadas em etanol e outros biocombustíveis no Brasil (que está em fase de estruturação). A Volkswagen tem assumido um grande protagonismo na geração de tecnologias e no compromisso de diminuir as emissões de gases de efeito estufa: foi a primeira montadora a aderir ao Acordo de Paris – em dezembro de 2015 – prometendo se tornar neutra em emissão de carbono até 2050 em todo o mundo. Entretanto, a montadora planeja atingir a meta de neutralidade na Europa já em 2035.

Buscando uma solução para suprir a demanda por energia que os carros elétricos vão gerar, a Volkswagen planeja desenvolver uma tecnologia que permita transformar a energia química em elétrica a partir do uso de etanol. Os modelos adotados por diversos fabricantes atualmente utilizam ou hidrogênio para gerar energia elétrica (que fica armazenado em um tanque no carro) ou energia elétrica armazenada em baterias de lítio e recarregadas pela tomada. O modelo com etanol utiliza suas moléculas e emite uma certa quantidade de gases no processo. Embora haja a emissão de carbono no final do processo, essas emissões são menores que os atuais modelos de combustão e serão neutralizadas pelo plantio da cana.

De acordo com Pablo Di Si, CEO e presidente da VW para a América Latina, durante a 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, “não podemos contar as emissões de gases de efeito estufa apenas na saída do escapamento, já que existe toda uma cadeia de fabricação, logística e manutenção que também é poluidora e precisa entrar nesta conta. O carro elétrico, por exemplo, dependendo da matriz energética que é utilizada para gerar a energia, pode ter uma grande emissão destes gases.” Segundo Pablo, um carro elétrico na Europa emite uma média de 133 gramas de CO2 por quilômetro rodado, enquanto que o mesmo carro emite 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado no Brasil. Já o carro híbrido (com a célula que converte a energia química do etanol em elétrica) a emissão calculada é de 86 gramas de CO2 por quilômetro rodado no Brasil.

 

Produção sustentável de hidrogênio

Além da produção de etanol para combustível, também foi apresentada a tecnologia de produção de energia gerada por hidrogênio a partir de etanol pela HYTRON Energia e Gás, empresa do Neuman & Esser Group (NEA Group). A HYTRON é uma empresa brasileira fundada em 2003 como uma spin-off da Unicamp e que foi adquirida em novembro de 2020 pela NEA Group.

A HYTRON está desenvolvendo um sistema de geração estacionária de energia elétrica que utiliza hidrogênio sintetizado a partir de moléculas de etanol. O etanol passa por um processo de reforma catalítica – uma oxidação parcial – que gera uma corrente gasosa rica em hidrogênio. O dispositivo possui a capacidade de tratar essa corrente gasosa e separar o hidrogênio para ser utilizado em um sistema de célula a combustível do modelo HT-PEMFC (High Temperature Proton Exchange Membrane Fuel Cell) e que conta com uma capacidade instalada de 20kWe, podendo ser conectado à rede de transmissão elétrica. Este sistema possui o potencial de utilizar, além do etanol, glicerol, óleo vegetal, resíduos oleosos, biogás e outros combustíveis.

Segundo Daniel Lopes, diretor da HYTRON, durante a 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, a HYTRON possui diversas outras tecnologias de síntese de hidrogênio para utilização em carros elétricos, que auxiliam na compensação da emissão de gases de efeito estufa. A HYTRON desenvolveu um sistema que pode gerar até 750 quilogramas de hidrogênio (armazenados e em concordância com normas de pureza) por dia a partir de bio-metano, água e eletricidade.

A produção de hidrogênio a partir de etanol, segundo Daniel, consome 7,65 litros do combustível, 30 litros de água e 2,35 kW/h para produzir um quilo de hidrogênio puro. Este sistema pode sintetizar até 750 quilos de hidrogênio por dia.

 

A 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol é uma grande vitrine de novas tecnologias, além de expor o setor agroindustrial brasileiro de maneira verdadeira e coerente, evidenciando seu potencial e sua sustentabilidade. A importância dessa exposição já havia sido comentada pelos debatedores do START TRENDS – Inovação e Tecnologia como uma das ações que o agronegócio brasileiro precisava encabeçar melhor e forma mais pragmática.

Aproveitamos e te convidamos para o próximo START TRENDS que terá como tema a Economia Circular. Trataremos de inovações na forma de se pensar e fazer agropecuária pensando no sistema produtivo de forma holística e integrando diversas soluções para resolver os problemas que temos enfrentados no mundo atual – assim como as tecnologias que apresentamos nesta matéria.

A inscrição para o START TRENDS – Economia Circular pode ser feita neste link. A Cobertura das edições anteriores do STAR TRENDS pode ser conferida aqui e aqui. A integra da 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol pode ser conferida no site da Strix One neste link até o dia 26 de novembro!