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O agro nos comerciais do Super Bowl 2019

Um dos principais eventos esportivos do mundo, o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano que será realizada neste domingo (3), atrai espectadores do mundo inteiro por vários motivos. Os fãs de esporte querem ver o embate entre os New England Patriots de Tom Brady e os Los Angeles Rams. Quem gosta de música espera pelo show do intervalo, neste ano comandado pelo Maroon 5. E todos ficam curiosos para ver quais serão os comerciais veiculados durante a transmissão, já que as empresas costumam caprichar nas produções.

Para aproveitar o buzz, muitas divulgam trechos ou os comerciais na íntegra antes mesmo do domingo. Grandes nomes do agronegócio já compraram preciosos espaços durante a transmissão, como a fabricante de maquinário agrícola John Deere. E os preços são absurdamente altos: um spot de 30 segundos custa US$ 5,25 milhões. Neste ano, no entanto, o único representante do setor é o Avocados From México. A marca oferece uma vitrine para os produtore de abacate, e o comercial que vão veicular põe humanos em uma competição de cachorros, mostrando que vale tudo para ganhar o grande prêmio: um pote de guacamole.

Já a AB InBev, maior cervejaria do mundo, e a Michelob, outra importante fabricante de cervejas, veiculam comerciais em que fica clara a necessidade de produzir as bebidas de maneira sustentável – uma demanda cada vez mais importante no agronegócio, setor a que estão intimamente ligadas. A InBev mostra um como a Budweiser agora é produzida utilizando energia eólica em um vídeo ao som de Bob Dylan, enquanto a Michelob divulga sua nova bebida, a cerveja orgânica Pure Gold, com a atriz Zöe Kravitz como garota propaganda.

Algumas das principais empresas de tecnologia também garante espaços nos intervalos e usam os minutos e segundos para apresentar algumas das principais tendências do momento. A Amazon chamou os atores Forest Whitaker e Harrison Ford para falar de sua assistente virtual, a Alexa confirmando que esses sistemas baseados em inteligência artificial devem se popularizar ainda mais. A Google também está na grade de domingo, mas está fazendo mistério com o conteúdo de seus comerciais.

Como costuma acontecer, as empresas investem na contratação de celebridades. Quem não lembra das propagandas da Pepsi com Christina Aguilera e Britney Spears? Neste ano, analistas do mercado também acreditam que a programação retomará o tom humorístico, menos presente nos últimos anos.