Perfil StartAgro: como a Flowins quer criar uma plataforma de troca de experiências
Nome: Flowins
O que faz: A Flowins é um market network, uma plataforma com elementos de marketplace e redes sociais, que permite a troca de experiências, produtos e serviços entre produtores rurais
Que problema resolve: A plataforma conecta produtores. Oferece um espaço de e-commerce para quem quer vender serviços, produtos, experiências ou colocar um maquinário para aluguel, e dá segurança para quem quer contratar esses produtos. O aspecto social da operação agrega valor aos usuários e aos serviços por eles oferecidos.
Qual o diferencial: A Flowins oferece diversos meios de pagamento, garantindo mais segurança aos usuários, como parcelamento em cartões de crédito e cobranças mensais recorrentes para driblar problemas como limites de cartões. A meta para 2019 é continuar oferecendo versatilidade na hora de concluir as transações. Toda as interações entre os usuários são feitos pela internet, sem a necessidade de baixar um aplicativo, e os links podem ser compartilhados em redes sociais em que o produtor já tem uma conta, como o WhatsApp e o Facebook.
Modelo de negócios: Comissão de 5% sobre as transações concluídas, cobrada dos vendedores
Um breve perfil da startup: Parceria do empresário Iago Junqueira com a engenheira ambiental e civil Danielle Fonseca, a Flowins é o resultado do aprendizado de ambos com outros projetos de empreendedorismo e está no ar desde junho de 2018. Iago esteve à frente da Zimboli, uma plataforma de market network, e Danielle criou a Uller, que permitia o compartilhamento de maquinário agrícola de maneira semelhante à atuação da Uber. Os dois projetos não deram o resultado esperado, e Iago e Danielle montaram a Flowins com o objetivo de atender aos objetivos que haviam proposto com suas startups anteriores, mas de acordo as necessidades observadas no mercado.
Time: Iago Junqueira – CEO
Danielle Fonseca – COO
Lucas Mendes – CTO
Estágio atual: Fase de operação
Visão de futuro: Para 2019, a equipe pretende expandir as possibilidades de pagamento oferecidas, além de lançar uma série de videoaulas para produtores rurais. Os primeiros módulos serão focados em café, já que Danielle e Iago têm experiência familiar com o cultivo. A meta é formar mais parcerias na área no segundo semestre deste ano.