Food Tech / Notícias /


Phuture Foods: startup cria carne de porco à base de vegetais para o mercado asiático

A food tech espera oferecer seu produto em lojas de Hong Kong já nos próximos meses

Nos Estados Unidos e no Brasil, as food techs responsáveis pelo sucesso das proteínas alternativas feitas à base e vegetais tentam simular a aparência, a textura e o sabor da carne bovina. De olho no mercado asiático, a startup malaia Phuture Foods criou uma alternativa “plant based” para a carne de porco, muito consumida por ali.

A empresa é uma das incubadas no escritório de Hong Kong da aceleradora Brinc e se destaca por oferecer soluções no campo de food tech em meio às inovações tecnológicas com foco em hardware das outras startups da organização. Seu produto foi desenvolvido a partir de uma mistura de vegetais que inclui trigo, feijão moyashi e cogumelos shitake. Além de ser apropriado para veganos e vegetarianos, a carne de porco plant based é halal, ou seja, pode ser consumida por muçulmanos. A carne de porco de verdade é vetada. 

Leia mais:
Como as proteínas alternativas estão conquistando os carnívoros
Proteínas alternativas podem representar 10% do mercado de carnes até 2029
Glossário: Plant Based

De acordo com o site Tech Crunch, a solução atraiu a atenção de investidores anjos de Hong Kong. Com os recursos captados, a Phuture Foods espera colocar a carne à venda primeiro em sua loja virtual, antes de oferecê-la em redes de supermercado nos próximos meses. Inicialmente, o foco é no mercado asiático. O próximo país a receber o porco vegetal é Cingapura.

Embora não dê detalhes sobre o valor de cada embalagem, os empreendedores afirmam que o preço será equivalente, talvez um pouco menor, que a carne de porco de verdade. A vantagem, segundo eles, é a sustentabilidade. O tema tem ganhado força na região, especialmente com o crescimento populacional da China. Se essa versão alternativa tiver um preço competitivo, consumidores preocupados com questões éticas e ambientais podem se sentir compelidos a provar a novidade.