Agenda / Agtech /


Programa do Ministério da Ciência busca soluções de IA para o agronegócio

Atualizado 29/06 com nova data limite para as inscrições

Com o objetivo de encontrar startups com soluções de inteligência artificial, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lança o programa IA² MCTIC em parceria com a Softex. Atualmente, o projeto está com inscrições abertas para startups, que podem fazer o cadastro neste endereço até o dia 5 de julho. Inicialmente, a data limite era 28 de junho, mas o prazo foi estendido.

O agronegócio é um dos quatro setores prioritários do programa, junto com saúde, indústria e cidades inteligentes. As empresas selecionadas receberão aportes de até R$ 500 mil para pesquisa e desenvolvimento, além de mentoria e acesso ao mercado. Inicialmente serão 100 startups escolhidas, e posteriormente esse número será reduzido para as 30 com as melhores soluções.

Na primeira etapa, o programa selecionou aceleradoras e incubadoras. O consórcio formado pela Embrapa Informática Agropecuária junto com a Baita Aceleradora e o Instituto de Pesquisas Eldorado foi escolhido em primeiro lugar. Outras 13 empresas também foram selecionadas.

Leia mais:
iFood adquire startup de inteligência artificial Hekima
O que o agro pode ganhar com o novo hub de inteligência artificial em Londrina

A programação conta ainda com diversos webinares gratuitos com temas relacionados à iniciativa. No dia 25 de junho, por exemplo, a palestra de tema “O que os dados têm a nos dizer?” vai mostrar o potencial da inteligência artificial aplicada a Big Data. Outros encontros vão reunir convidados do setor. Os interessados podem conferir todas as datas aqui.

De acordo com o cronograma oficial, o período de seleção vai se estender até agosto. Haverá um tempo para a escolha de empresas interessadas em participar do programa. A aceleração propriamente dita começará em novembro e o processo vai acontecer até junho de 2021, quando será realizado o Demo Day das startups finalistas.

O edital do programa pode ser baixado diretamente na página do IA² MCTIC.