Programa Intensive Connection, do AgTech Garage, está com inscrições abertas
Projeto de potencialização de startups busca soluções para agricultura sustentável, fertilizantes, agricultura familiar e saúde animal
Em abril, estivemos no AgTech Garage, o novo hub de inovação do agro inaugurado em Piracicaba. Na ocasião, o cofundador José Tomé falou que eles estavam trabalhando em um programa de aceleração. Agora, o Intensive Connection está no ar e as inscrições vão até o dia 31 de julho. Empresas interessadas podem fazer o cadastro neste link.
O Garage tem se referido a ele como um programa de potencialização de startups, já que seu formato é um pouco diferente do tradicional. Para começar, ele é equity free. “Queremos proporcionar uma jornada de experiências e atrair os melhores”, diz Tomé. Serão quatro meses em que as empresas selecionadas receberão um acompanhamento de parceiros e da equipe do hub. “Vamos proporcionar o engajamento dos parceiros”, afirma ele. Por isso, ele espera que negócios sejam fechados durante a duração do projeto, à medida que as startups apresentem ideias que façam sentido para o mercado.
As soluções desejadas estão ligadas às áreas de atuação dos quatro Innovation Partners do hub. A Bayer busca soluções para agricultura sustentável, que reduzam o impacto ambiental, promovam a biodiversidade e mitiguem os efeitos climáticos. A OCP quer soluções que impactem positivamente a cadeia de valor dos fertilizantes. No caso da Ourofino, o foco é em saúde animal, incluindo inovações em biotecnologia e nanotecnologia. Por fim, o Sicredi busca soluções para gerar eficiência e valor nas atividades dos produtores e otimizar a concessão de crédito, avaliação de risco e regularidade ambiental.
Leia mais:
– AgTech Garage, o novo hub de inovação do agro, abre suas portas em Piracicaba
– Bayer lança desafio Data Farming de olho em soluções para o agro
Mentorias, workshops, imersão no hub e acesso a players importantes do mercado são outros benefícios previstos pelo programa. Por fim, os empreendedores também poderão viajar a alguns polos de inovação. No caso da Bayer, por exemplo, o destino é Califórnia. Já com a OCP, as startups irão ao Marrocos.
De acordo com o cronograma, 16 startups serão selecionadas para se apresentar a um comitê formado pelos parceiros. Destas, 8 serão escolhidas para participar do Intensive Connection. O programa tem início oficialmente no dia 12 de setembro e será concluído em dezembro, com algumas datas de encontros presenciais no hub.