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Pulse lança edital para startups com foco em sustentabilidade

O Pulse, hub de inovação da Raízen em Piracicaba, interior de São Paulo, está com um edital para startups aberto. Empresas com soluções de impacto socioambiental podem se inscrever neste endereço até o dia 30 de outubro. A dinâmica do edital será feita de forma remota, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A busca pelas soluções está estruturada em seis pilares. Vários deles estão relacionados à inovação no campo, mas alguns incluem temas mais específicos fora do universo agtech, o que reflete a própria mudança de estratégia do Pulse em incorporar outras áreas de inovação que possam potencializar os negócios da Raízen. Os pilares são os seguintes: mudanças climáticas e transição energética, gestão hídrica, uso da terra, cana-de-açúcar sustentável, direitos humanos e ética e compliance socioambiental (E&C). Mais detalhes sobre cada um deles podem ser encontrados no site do edital.

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O objetivo é encontrar propostas de geração de produtos, softwares, processos e serviços de base tecnológica capazes de ajudar a Raízen em seus compromissos 2030 assumidos pela companhia. Esses compromissos públicos estão atrelados a 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que oferecem um caminho para que sejam cumpridas metas da agenda de sustentabilidade. “Buscamos fortalecer parcerias que nos auxiliem a consolidar nosso impacto positivo cumprindo, de forma inovadora e mais ágil, os compromissos recém assumidos”, afirma Cláudio Oliveira, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen, em comunicado divulgado à imprensa.

Após o período de inscrições, as startups selecionadas participarão de um Pitch Day com técnicos e executivos da Raízen. Aquelas que tiverem sinergia com o projeto serão convidadas a elaborar um projeto piloto. Se a solução atender às expectativas, as startups podem se tornar prestadoras de serviço para a companhia. “Nós acreditamos que a geração de mais e melhores negócios entre corporações e scale-ups é fundamental para acelerarmos o crescimento de empreendedores”, diz Ilana Nasser, diretora de Engajamento de Rede na Endeavor.

O projeto conta com parceria da Endeavor, SP Ventures, Thought for Food e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Para participar é preciso apenas ter CNPJ ativo, capacidade técnica para desenvolvimento do projeto piloto, e ter um MVP. A participação é gratuita.