Agtech / Notícias /


Startup americana recebe US$ 90 milhões do Google e do CEO da Uber

A Bowery Farming cultiva hortaliças em ambientes internos com a ajuda de robótica

Com apenas dois anos de existência, uma startup americana já conseguiu chamar a atenção de grandes investidores. A Bowery Farming Inc. usa a robótica para cultivar hortaliças em ambientes internos. De acordo com a Bloomberg, conseguiu arrecadar US$ 90 milhões, e o time de investidores inclui a GV, o fundo de investimentos da Alphabet Inc. (do Google), e o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi.

A Bowery faz parte de uma nova leva de empresas que usam a tecnologia para otimizar a produção de alimentos. As hortaliças são plantadas em camadas verticais repletas de sensores capazes de reagir à incidência de luz e mudanças na umidade. Segundo a Bowery, um metro quadrado de seu cultivo em ambientes internos é 100 vezes mais produtivo que o mesmo espaço em solo. Outras companhias, como a Plenty, baseada em São Francisco, também fazem estimativas semelhantes.

O sucesso de companhias como a Bowery e a Plenty reside na busca por maior produtividade para garantir comida no futuro. Especialistas estimam que mais de 9 bilhões de pessoas viverão no planeta até 2050. Os métodos tradicionais não darão conta de alimentar tanta gente. Embora a produção dessas fazendas verticais seja muito mais cara que uma plantação tradicional, o desperdício menor e a garantia de produtos mais frescos, pela localização próxima das cidades, contam pontos a favor.

Por enquanto, a Bowery opera duas fazendas em Kearny, Nova Jersey. Fornece hortaliças para a rede Whole Foods e para restaurantes nos arredores de Nova York. Com a nova rodada de investimentos a empresa pretende inaugurar outras unidades nos Estados Unidos e no mundo e ampliar seu quadro de funcionários. Por enquanto, a startup não revela quantas novas fazendas serão abertas e quais cidades estão na mira.