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TIM lança projeto piloto de inteligência artificial e IoT em granja da JBS

Unindo conectividade, inteligência artificial e internet das coisas (IoT), o projeto Granja 4.0 se propõe a otimizar a produtividade e garantir a qualidade da proteína animal. O projeto é uma parceria da TIM com a empresa F&S Consulting, que possui uma plataforma de análise de dados e geração de insights para os produtores, e está sendo rodado em fase de testes em granjas da JBS em Santa Catarina.

O período de testes vai ajudar a consolidar o formato que será oferecido posteriormente aos produtores interessados em testar a tecnologia. “Vamos oferecer, por exemplo, um pacote mais simples só com instrumentação para a granja. Ou outro, com câmera 3D. Ou ainda um terceiro, com automação. Vamos trabalhar com vários níveis”, afirma Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil e líder do projeto 4G TIM no Campo, ao StartAgro.

A solução também vai facilitar a adaptação no período pós-pandemia, já que reduz a necessidade de algumas visitas de veterinários, ao mesmo tempo em que garante um controle maior sobre o bem-estar dos animais e a qualidade final do produto. De acordo com Alexandre, o impacto da pandemia no agro deve acelerar a adoção de tecnologias digitais – embora com uma velocidade um pouco inferior se comparado a outros setores. “Haverá um processo de adoção, de aprendizado, sem dúvida”, diz o executivo.

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O projeto piloto da Granja 4.0 integra a estratégia de conectividade da empresa de telecomunicações. “Nosso objetivo é oferecer, dentro da solução básica de conectividade, diversos pacotes de soluções específicos para o produtor”, diz Alexandre. “Esse está debaixo do guarda-chuva de controle de proteínas e vai além do sensoriamento, oferecendo inteligência artificial e IoT, coletando informações e gerando insights para otimizar a gestão da granja”.

No ano passado, acompanhamos o lançamento da iniciativa ConectarAgro, criada com o objetivo de promover a adoção de um padrão de conectividade aberta no campo. A TIM é uma das empresas que integra a iniciativa, junto com outras sete companhias do setor, empenhadas em tentar encontrar soluções para um dos principais gargalos atuais do agro.