Banner-Home /


TIM REAFIRMA SEU PROTAGONISMO NO AGRONEGÓCIO

Operadora celebra na Agrishow 2023 a marca de 14,4 milhões de hectares cobertos pela tecnologia 4G e anuncia parcerias que reforçam a sua atuação em um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira Maior feira do agronegócio brasileiro, a Agrishow destacou-se nos últimos anos por proporcionar aos participantes a oportunidade de trocar conhecimento, fechar negócios e capturar tendências que impulsionarão a produtividade no campo. Nesse contexto, a quarta participação da TIM no evento realizado na primeira semana de maio ficou marcada por uma série de parcerias e conquistas que reforçam a atuação da TIM em apoiar um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira. Um dos destaques da presença da TIM foi o anúncio do aumento de sua cobertura 4G no campo. São agora 14,4 milhões de hectares cobertos pela tecnologia e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas. E não para por aí. A intenção é chegar ao final do ano cobrindo 16 milhões de hectares, o que significará um alcance histórico – o número, afinal, equivale a 20% da área agricultável do Brasil. Outros dois grandes anúncios foram feitos durante o evento. O Grupo Progresso, referência em cultivo de

grãos no Piauí, oficializou a TIM como fornecedora de mais de 36 mil hectares de área plantada no estado. Por sua vez, a KPMG, uma das maiores consultorias de negócios do mundo, se uniu à operadora para desenvolver projetos integrados para o agronegócio. Entre outros objetivos, a parceria entre TIM e KPMG nasce com a missão de levar inovação ao campo por meio da análise de dados extraídos da operação agrícola, transformando-os em insights e informações estratégias. É fácil entender como o acordo deverá funcionar. Em paralelo à instalação de equipamentos como antena, torre e outros dispositivos, serão desenvolvidos estudos de viabilidade para a implementação de uma rede tecnológica customizada de acordo com as necessidades de uma área específica. A estratégia permite usar os dados de maneira inteligente e, assim, levar a tomadas de decisão mais assertivas. Além disso, a população vizinha também será beneficiada com cobertura de qualidade. Sob diversos aspectos, a atuação marcante da operadora na Agrishow 2023 confirma a importância da conectividade para a expansão do agronegócio brasileiro. “A Agrishow é um espaço de grande visibilidade”, afirma Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil. “Temos a oportunidade de conversar com parceiros e mostrar soluções que fazem a diferença. Estamos colhendo os frutos de um trabalho que nos coloca na vanguarda do setor.”

Como empresa líder na cobertura 4G no campo, a TIM apresentou em seu estande uma série de soluções inovadoras. Uma delas é o projeto conhecido como “Site Nômade”, criado para fornecer conectividade 4G onde não há infraestrutura de antenas. O equipamento funciona em um semirreboque que pode ser levado para qualquer lugar. Versátil, o “Site Nômade” também é capaz de adaptar-se a diferentes condições de terreno e estrutura. Ele foi apresentado pela primeira vez na Agrishow, o que comprova a relevância do evento para a operadora. Agora, o próximo passo é introduzi-lo nas diversas regiões produtivas do país. “O Site Nômade pode atender à demanda de conectividade para diferentes propriedades, e estamos prontos para levar o melhor 4G do país para onde for necessário”, afirma Gouvea. A atuação da TIM no agronegócio é, de fato, abrangente. Durante a feira, a empresa também apresentou soluções de IoT, incluindo demonstrações inéditas com o 5G. Entre as atividades realizadas no estande, destacaram-se o uso de Realidade Aumentada e Realidade Assistida. A tecnologia possui inúmeros atributos. Ela auxilia, por exemplo, na manutenção de equipamentos e no monitoramento de fazendas, corrige falhas em locais distantes ou com acesso restrito e pode ser usada na gestão de frotas, facilitando a operação logística. A Agrishow também foi vital para a TIM apresentar parcerias que ao longo dos anos vem construindo com

outros protagonistas do agronegócio brasileiro. A empresa participou de inúmeras atividades da ConectarAgro, associação civil sem fins lucrativos que busca promover a expansão da conectividade no campo. Diversas empresas marcaram presença no estande da operadora. A Primebuilder apresentou sua solução de automação logística Low-Code, que permite acompanhar, em tempo real, as várias etapas do processo de distribuição de mercadorias e gestão de frotas. De seu lado, a fabricante Case IH levou as soluções do portfólio AgXtend, que oferece tecnologia para todas as etapas do ciclo da cultura, incluindo radiografia de solo, geração de mapas e medição da qualidade dos grãos. Por sua vez, IBM e Sonda demonstraram como o 5G potencializa e habilita novas soluções com o uso de Nuvem e Inteligência Artificial. Não há dúvida: A TIM está no centro das transformações que levam o agronegócio brasileiro para uma nova era.