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Um ano após o lançamento, iniciativa ConectarAgro faz balanço das conquistas

Lançada durante a Agrishow do ano passado, a iniciativa ConectarAgro reuniu as empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble com o objetivo de levar conectividade ao campo e fomentar a adoção de tecnologias capazes de aumentar a produtividade dos agricultores brasileiros. Agora, um ano depois, essas empresas fizeram um balanço do que já foi conquistado e quais são as próximas etapas da iniciativa.

Em tempos de distanciamento social, os resultados foram apresentados em uma coletiva virtual que reuniu porta-vozes de todas as empresas. A meta original era levar conectividade a 5 milhões de hectares, e esse objetivo foi levemente ultrapassado: foram 5,1 milhões. De acordo com Alexandre Dal Forno, da Tim, esses números incluem 218 cidades, 50 mil propriedades e 575 mil pessoas conectadas. “Temos clientes no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, na região de Balsas, no Maranhão, em São Paulo e no Tocantins”, afirma ele.

As metas para o próximo ano são mais ambiciosas. O ConectarAgro pretende atingir a marca de 13 milhões de hectares conectados até o final de 2021. Segundo Gregory Riordan, da CNH Industrial, esse aumento da cobertura será acompanhado por projetos educacionais cujo objetivo é permitir que as pessoas que passarão a ter conexão possam usar a tecnologia da melhor maneira possível, além do fomento de um ecossistema ao redor dessas novas áreas conectadas, e a adoção de novos modelos de negócio capazes de atender diferentes segmentos e diferentes tamanhos de propriedades. 

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A iniciativa também vai criar uma Associação ConectarAgro, que vai viabilizar a conectividade para pequenos, médios e grandes produtores, além de acolher novos associados, oferecer um ganho de escala e massificação da conectividade, e garantir representatividade em fóruns públicos e privados. Riordan, presidente da associação, afirma que será uma plataforma aberta para a colaboração, e conta que 35 empresas já manifestaram interesse em colaborar.

Outro objetivo é a internacionalização da iniciativa. Ana Andrade, da AGCO, afirma que países da América Latina, como a Argentina, podem receber o ConectarAgro no futuro. “A Argentina tem uma agricultura desenvolvida e pujante. Com certeza, a iniciativa vai conseguir trabalhar para fomentar a conectividade e aumentar a rentabilidade do agricultor”, afirma ela.

Riordan também falou sobre o impacto da pandemia sobre a iniciativa. De acordo com ele, o distanciamento social afetou a instalação da infraestrutura. “Mas é como uma mola, que está sendo pressionada com a demanda”, diz ele. “Quando tudo voltar ao normal, temos certeza de que essa demanda vai fazer o ConectarAgro ter um salto muito grande e aumentar a expansão que tínhamos previsto”.