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Uma Revolução Quadriculada chamada QR Code

O código QR não é uma ferramenta nova, surgiu no final do século passado, mais precisamente em 1997. Porém foi somente na última década que a tecnologia se popularizou e ganhou impulso. O QR Code é um código muito semelhante ao código de barras e pode ser lido facilmente por um telefone celular. O código pode ser convertido em texto, em endereço web ou em um número de telefone ou ainda, abrir uma localização, um e-mail e até mesmo uma conta bancária. Esta é a tecnologia utilizada por exemplo, para operações como o Pix do Banco Central, que facilita os processos bancários de depósito, pagamento e transferência.

               Ao gerar um QR Code, como é conhecido o código QR, podemos ter acesso a informações importantes de forma mais intuitiva. As aplicações da tecnologia podem ser muito variadas. Não é incomum conseguir informações sobre um produto ou empresa apenas lendo o código com o celular a partir de um rótulo ou embalagem. O QR Code ainda pode facilitar a arrecadação de dinheiro, bem como pode dar acesso a um conteúdo exclusivo. Por exemplo, para comemorar o primeiro aniversário do lançamento de um jogo de videogame japonês na China, a Cygames, empresa que colocou 1500 drones voando nos céus de Xangai, formando um QR Code para download do game. Quem via e fotografava tinha imediatamente acesso direto ao jogo. Funcionou muito bem, com milhares de pessoas fazendo o download do jogo no momento em que foi exibido. Isso ilustra bem o potencial dessa ferramenta. O feito foi noticiado em portais ao redor do mundo, destacando que a estratégia poderá ser cada vez mais vista em apresentações do tipo.

               No universo Agro não é diferente, e a ferramenta marca presença há um bom tempo no segmento. Exemplo disso é a Hortify, uma agtech que criou um sistema de gestão para hortifruticultores e que utiliza o QR Code para rastreabilidade dos produtos. O Sistema permite ao consumidor acessar cada uma das etapas do processo de produção, incluindo os insumos utilizados e o caminho que percorreu até chegar ao mercado. Outro exemplo de aplicação do QR Code para questões de rastreabilidade, vem da Sygenta em parceria com a startup Arabika. Juntos eles desenvolveram um sistema de código impresso em cada uma das sacas de seus produtos, permitindo que seus clientes tenham acesso instantâneo a todas informações através de um simples celular.

               Existem diversas formas de inserir o código QR para otimizarmos processos. Não é à toa que startups, como as citadas acima, vêm aplicando a tecnologia para performarem melhor no mercado, entregando mais para o consumidor e agregando valor de forma criativa. O QR Code também é aplicado por agricultores que almejam melhorar a produtividade no campo. Um exemplo seria o acesso aos dados sobre lotes de sementes adquiridas, onde a partir do código são resgatadas informações como: percentual de germinação, peso total da saca, quantidade recomendada por área que leva ao aumento da produtividade e a redução de gastos.

É inegável e temos que aceitar que o código gráfico já faz parte do nosso dia-a-dia.

E você, consegue vislumbrar a próxima aplicabilidade do código QR no meio Agrifoodtech? Comente conosco nas nossas redes sociais.