Usina de Inovação Monte Alegre quer ser o celeiro high-tech da agricultura em Piracicaba
Com investimento de R$ 75 milhões, Usina de Inovação Monte Alegre terá espaço para coworking, eventos, shows e lançamentos de produtos. A intenção também é de que receba aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.
Por Redação, direto de Piracicaba
A Usina de Inovação Monte Alegre, lançada nesta quinta-feira (1/12) em Piracicaba (SP), foi erguida com a intenção de funcionar como um complexo para receber startups e profissionais de diferentes áreas da agricultura e, assim, fomentar o ecossistema AgTech da região.
O projeto tem espaço para coworking e realização eventos. Além disso, a Usina de Inovação, que deve iniciar suas atividades em fevereiro de 2017, abrigará shows, lançamentos de produtos e, futuramente, um hotel com centro de convenções. A intenção também é de que receba aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.
LEIA TAMBÉM:
YouTube: Confira como foi o #STARTAGRO1
Antonio Morelli, CEO Agronow: “Eventos como o StartAgro ajudam a organizar o mercado”
StartAgro no Summit Agronegócio, do Estadão: Por que as startups avançam no mundo agro
O investimento no projeto, que possui uma área de 427 mil m², foi de cerca de R$ 75 milhões. A Usina de Inovação foi erguida onde estava uma antiga usina de açúcar desativada. A iniciativa é capitaneada pelo empresário Wilson Guidotti Júnior (Balu Guidotti), que contou com apoio de investidores.
Companhias do agronegócio
O lançamento do espaço multiuso foi feito durante o 2º AgTech Day, evento organizado pela EsalqTec, Canatec Coworking e Usina de Inovação Monte Alegre com apoio da Associação Brasileira de Startups, SP Ventures, V2COM, Vanguarda Capital e a StartAgro.
Segundo Guidotti Júnior, um dos objetivos é atrair companhias do agronegócio interessadas em instalar suas representações, agências de negócios ou laboratórios que desenvolvem soluções tecnológicas. “No local, que também poderá abrigar startups, funcionarão atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura de precisão e a chamada Internet das Coisas no campo”, afirma Guidotti.
Philip Yang, membro do Conselho Executivo da Usina de Inovação Monte Alegre e que apresentou os detalhes durante o 2º AgTech Day, diz que a apropriação do Monte Alegre para a instalação da Usina de Inovação é um projeto de olho no futuro. “Vivemos um momento importante nos processos de arquitetura e urbanismo, em sintonia com uma tendência de aproveitar espaços em desuso para abrigar práticas inovadoras.”
O bairro e a Usina Monte Alegre
Com histórico na produção de cana-de-açúcar, abrigo da maior obra do pintor Alfredo Volpi e local da construção da primeira locomotiva a vapor inteiramente brasileira, o Bairro Monte Alegre ainda mantém as edificações da antiga Usina Monte Alegre, incluindo um conjunto de casas para operários.
“Pelo riquíssimo patrimônio cultural e arquitetônico, o Bairro Monte Alegre, na cidade de Piracicaba, é uma verdadeira joia no interior do Estado de São Paulo, além de possuir a inovação e o empreendedorismo em seu DNA”, diz Guidotti.
“Em cada galpão funcionará um aparelho que poderá se tornar protagonista para a inovação do agribusiness, tanto no fomento de tecnologias relacionadas à bioenergia, visando ao desenvolvimento da indústria nacional ou à obtenção de ajuda para o licenciamento de produtos inovadores”, afirma Guidotti.