Vem aí o 1º programa de web TV sobre AgTech do Brasil (#BoTechStartAgro)
Como é e o que você pode esperar do primeiro programa de web TV sobre tecnologia para a agricultura do País
Que tal um bate-papo bem solto e dinâmico sobre startups, tecnologia e inovação na agricultura, sempre regado a boas cervejas artesanais? Tá aí o BoTech StartAgro, o primeiro programa de web TV do Brasil sobre AgTech.
O nome do programa foi escolhido pela comunidade StartAgro em votação na página da plataforma no Facebook. A marca – uma brincadeira com as palavras boteco e tecnologia – não poderia expressar melhor o conceito e o espírito do projeto. Além de ser uma conversa sobre agritech, em clima de mesa de bar, a ideia é que o programa seja ambientado em botecos. Afinal, cerveja é agro, a gente gosta e deixa o papo mais divertido, né?
A StartAgro criou o BoTech para dar mais um passo em sua missão de fomentar o ecossistema de tecnologia na agricultura. A proposta é conectar e dar visibilidade a experiências inovadoras de empreendedores, produtores, governos, pesquisadores, companhias de tecnologia e do agronegócio que trabalham pelo desenvolvimento da agricultura no Brasil.
Programa-piloto
Como se trata de um piloto, que está em fase de finalização, a versão que será apresentada em breve contou com uma locação diferente. Ela foi gravada no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, que gentilmente cedeu o espaço para a StartAgro.
A ideia agora é testar o formato. O piloto é um bom beta, para que a comunidade possa opinar, fazer críticas e ajudar na preparação das próximas edições. O objetivo da StartAgro é criar o programa de web TV junto com o ecossistema agrotech, com a participação ativa de startups, produtores, academia, empresas e investidores.
O BoTech StartAgro foi concebido por Luiz Fernando Sá, Clayton Melo e Phelipe Pedroso, líderes da StartAgro, e conta com a parceria da Patricia Lobo, sócia da PLobo Produções.
Como é o BoTech
O jeitão do programa é o seguinte. A cada edição, Clayton e Luiz Fernando, como anfitriões cervejeiros, recebem convidados, abrem uma garrafa de cerveja e deixam o papo rolar. A conversa é embalada por vídeos sobre mostram o que há de mais inovador em AgTech, no Brasil e no exterior, e que são comentados pelos convidados. A intenção é que a pauta de cada edição seja colaborativa, com lives e outras ações no Facebook para ouvir sugestões.
Os primeiros goles
O piloto contou com dois convidados: Alexandre Bio Veiga, empreendedor, investidor e especialista do time da Inseed Investimentos, uma das principais gestoras de fundos do País; e José Damico, sócio da SciCrop, startup paulista que desenvolveu uma plataforma de Big Data Analytics para fazendas, analisando dados em tempo real de clima, solo, manejo, pragas e doenças, logística, e mercado.
Agricultura urbana, Inteligência Artificial e os desafios para startups AgTech foram alguns dos assuntos debatidos. O BoTech também falou, claro, da cultura cervejeira. Luiz Fernando lembrou que o Vale do Silício tem uma boa cena de startups de cervejas.
Curtiu? Mande seu alô e sugestões para clayton@startagro.agr.br.
E segura aí: em breve os primeiros goles do BoTech StartAgro.