SkyDrones usa equipamento de pulverização para ajudar no combate ao novo coronavírus
Pioneira em fabricar drones de pulverização no Brasil, a SkyDrones está usando um de seus VANTs para ajudar a cidade de Porto Alegre a enfrentar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os primeiros testes de desinfecção foram realizados no final de março, e nesta quinta-feira (15) a empresa fez a primeira ação oficial para a prefeitura no centro da cidade.
A iniciativa partiu da própria SkyDrones. De acordo com o CEO, Ulf Bogdawa, eles procuraram a área de inovação da cidade para disponibilizar seu modelo Pelicano, fabricado pela própria empresa, para testes. A desinfecção é feita por meio de uma solução concentrada de água e cloro, e é muito mais rápida do que se fosse realizada com dispersores costais. Nos testes, fizemos a desinfecção de uma área com arquibancadas, como um estádio de futebol. Manualmente esse processo seria muito demorado”, afirma Ulf.
O procedimento não é novidade para a SkyDrones. Há cerca de quatro anos, quando o Brasil enfrentou a epidemia provocada pelo vírus Zika, a empresa usou o mesmo Pelicano como dispersor de larvicida. “Fizemos voos para a prefeitura, em ferros velhos, para combater o nascimento de novos mosquito”, conta Ulf.
Agora, o foco principal é a desinfecção das áreas públicas. “Nosso parceiro na China obteve os protocolos de aplicação usadas pelo governo chinês para momentos de prevenção, desinfecção e manutenção. São concentrações diferentes”, afirma Ulf. Esse protocolo também foi compartilhado com outras empresas da região. “Estamos fazendo a nossa parte”.
O veículo utilizado é o Pelicano, drone de pulverização que é um dos carros-chefe da empresa, em sua versão mais moderna, lançada neste ano. Seu tanque tem capacidade de 10 litros e o equipamento possui a capacidade de aplicar diariamente uma média de 25 hectares (250.000 m²), de forma automática, por meio de GPS e aplicativo.